Sexta-feira, 18 de Maio de 2012

Após o desenvolvimento do protótipo de alta-fidelidade surge a necessidade de continuar o desenvolvimento. Este post surge na sequência desse mesmo desenvolvimento servindo para indicar quais as componentes que serão alvo de desenvolvimento para a fase Beta do projeto.


A tabela seguinte apresenta as componentes por desenvolver, a sua importância na aplicação e o grau de esforço exigido por cada. A prioridade irá ser apresentada tendo em conta uma escala de um a cinco, enquanto o esforço irá apresentar o tempo, em horas, necessário ao desenvolvimento de cada componente.

 

ComponentePrioridadeEsforço (Horas)
Combate530
Iventário210
Trocas420
Loja216
Crafting112
Mensagens324

 

 

O combate assume uma importância fulcral na aplicação sendo a base de toda a componente de interação social presente na mesma, assumindo assim prioridade no desenvolvimento.


Tendo em conta que existe uma limitação temporal, de cerca 40 horas, para o desenvolvimento de componentes nesta fase Beta do projeto, o grupo optou por desenvolver o combate e o inventário, deixando para posterior desenvolvimento as trocas, a loja, o crafting e as mensagens. Esta opção surge também pela existência de uma dependência entre as componentes de trocas, crafting e inventário, sendo que estas duas não podem funcionar sem o acesso ao inventário. Desta forma o inventário assume uma maior prioridade em relação às outras componentes sendo pertinente o seu desenvolvimento.
Juntamente com o Combate será desenvolvida a interface da mesa de combate, que apenas serve de forma de acesso ao combate, à loja e às trocas, sendo de uma complexidade muito reduzida.


O desenvolvimento das mensagens e da loja é adiado devido ao esforço necessário quando comparado com o inventário.


Surge agora o mapa de navegação atualizado. As componentes já desenvolvidas estão assinaladas a laranja e as componentes a desenvolver para a versão beta estão assinaladas a roxo.

 


Erros e Melhorias

Derivado do facto de ter existido uma prototipagem detalhada das componentes propostas, contemplando vários cenários de erros, não foram detectadas, ao momento, nenhumas incorrecções a registar.


Testes
Serão efetuados testes de compatibilidade sobre as componentes da versão beta utilizando vários equipamentos Android e emuladores disponibilizados pelo SDK. Será tido em conta a resolução e a densidade de pixéis dos dispositivos.
Irão ser também efetuados testes de usabilidade com cinco utilizadores registando em vídeo a interação destes com a aplicação enquanto seguem um guião pré definido. Para registar as dificuldades dos utilizadores durante a navegação ser-lhes-á pedido que verbalizem os seus pensamentos.


Findo a interação com a aplicação terão de responder, ficando as respostas registadas em vídeo, a três perguntas:

 

Pretendemos que a aplicação, após o desenvolvimento das componentes propostas, permita ao utilizador obter uma experiência de utilização muito próxima do que virá a ser a aplicação completa. Os testes permitirão obter dados cruciais sobre erros existentes e experiência de utilização, possibilitando assim o melhoramento da aplicação com vista a uma maior usabilidade.




Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.arquivos

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

.tags

. todas as tags

.links
.subscrever feeds