Sexta-feira, 16 de Março de 2012

A demo gráfica apresenta como a aplicação irá funcionar e permite igualmente ver o seu contexto de uso. Desta forma conseguimos um maior enquadramento do modo como pretendemos que a aplicação seja utilizada.


Pretende-se que esta seja uma das actividades existentes na semana de acolhimento dos novos alunos, permitido que conheçam melhor a UA. Isto proporciona vantagens aquando do início das actividades lectivas, uma vez que terão, por exemplo, um maior conhecimento sobre a localização dos vários departamentos. A actividade terá início no edifício da reitoria e dai seguirão o percurso atribuído deslocando-se ao primeiro PI apresentado no mapa.

 


No que respeita a demo técnica optámos por desenvolvê-la já na linguagem final (JAVA + SDK Android), e assim, conseguir demonstrar efectivamente que as tecnologias que pretendemos utilizar são passíveis de implementação. A demo engloba a utilização de leitura de QrCodes, comunicação com o servidor e apresentação de modelos em realidade aumentada.


A aplicação apresenta as componentes em sequência, começando pela validação do QrCode. Existem dois QrCodes na versão demo e, através da sua validação, são apresentados dois modelos diferentes na componente de Realidade Aumentada. (QrCode preto - Boneco Android, QrCode azul - Mister Moustacha).

 

Após a validação do QrCode é enviado um pedido ao servidor web com o ID do mesmo recebendo em resposta o nome do modelo que deve ser apresentado e, terminado a recepção dos dados, é iniciada a realidade aumentada apresentando o modelo escolhido. Todos os modelos estão integrados na aplicação sendo que o servidor apenas fornece o nome do modelo a apresentar. Quer o modelo quer o marker, foram personalizados, demonstrando a facilidade na alteração dos que vêm por omissão.

 

As tecnologias utilizadas vão de encontro às apresentadas no documento de viabilidade técnica [http://uaplay.blogs.ua.sapo.pt/2481.html]. A aplicação foi desenvolvida com recurso ao SDK Android juntamente com o IDE Eclipse e foram utilizadas as livrarias ZXing para leitura de QrCodes e AndAR para a apresentação dos elementos em realidade aumentada. No que diz respeito à modelação em 3D, foi utilizado o 3D Studio Max como descrito no documento de viabilidade técnica.


Existiram algumas dificuldades nos desafios que tivemos pela frente, nomeadamente, a personalização dos objectos a apresentar em realidade aumentada e a integração de todas as tecnologias numa só aplicação.
Apresentamos de seguida um vídeo demonstrativo do funcionamento da demo.



A aplicação em encontra-se disponível para download sendo necessário possuir também os QrCodes e o Marker para a apresentação da realidade aumentada. Foram efectuados testes com o Android Gingerbread (Samsung Galaxy S) e Android Ice Cream Sandwich (Asus EeePc Transformer) verificando perfeita compatibilidade.


 

Aquando do teste da aplicação deve ser garantida uma ligação à internet.

QrCodes:

Marker:


Download Aplicação (apk)




.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.arquivos

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

.tags

. todas as tags

.links
.subscrever feeds